Terapia Cognitivo Comportamental

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um método de tratamento psicoterápico que ajuda o paciente a entender os pensamentos e sentimentos que influenciam comportamentos.

TCC é comumente utilizada para tratar uma ampla gama de distúrbios, incluindo fobias, vícios, depressão e ansiedade.

A terapia cognitiva comportamental é geralmente de curto prazo e focada em ajudar os pacientes a lidar com um problema atual.


Situacao-Cognotiva

Técnica Utilizada

Durante o curso do tratamento, você aprende a identificar e alterar padrões de pensamento destrutivo ou perturbador que têm uma influência negativa sobre o comportamento.

Entre as técnicas para mudanças de comportamento dentro da Terapia Cognitivo Comportamental estão:

I. Reversão de hábitos para aumentar a percepção do paciente sobre cada episódio que traz desconforto. Gerar a capacidade de interromper isso com uma resposta mais adequada.

II. Aumentar a consciência para identificar os fatores desencadeantes e as sequências de acontecimentos associados com determinado sintoma ou comportamento.

III. Monitoramento e registro de cada ocorrência. Anota-se informações como dia e hora, localização, pensamentos, sentimentos e emoções que podem ser úteis ao tratamento.

IV. Utilização de uma resposta adequada para controlar a reação.

V. Controle de stress, ensinando maneiras eficientes de respiração, relaxamento muscular e técnicas cognitivas para ajudar o controle da angústia.

VI. Prevenção de recaídas, ensinando o paciente a lidar com os fatores que desencadeiam situações negativas.

Agende hoje mesmo a sua terapia!

Clique agora no botão abaixo para falar com nossa Psicóloga: